Seguir conforme a proposta de ensino dos componentes de Práticas Curriculares Nacionais, ensinar a literatura da língua portuguesa e sua importância cultural e linguística para a formação do Brasil. Através de introduções como “MEMES”, comparando a linguagem atual, montando textos alternativos comparado com a linguagem formal utilizada nos poemas.Interagir com os poemas e passar os elementos utilizados pelos escritores para compor um poema, seus requisitos, sua estrutura e seus versos, analisar e levar o aluno a compreensão histórica baseando-se nos períodos de cada abordagem, e a importância relacionada a cada período e marco da poesia bem como sua evolução no decorrer dos séculos.Mostrando e comparando cada "Meme", ensinando as crianças e adolescentes, a importância de se conhecer a literatura portuguesa, de uma maneira onde os alunos possam interagir com a aula, expondo suas opiniões, suas críticas, e evoluções. Avaliando a evolução dos alunos referente a literatura portuguesa.
Plano
de aula
|
|||
Objetivo
Geral
|
Métodos
|
Resultados esperados
|
Considerações
Finais
|
Ensinar e mostrar a importância da poesia portuguesa para a
formação cultural do Brasil, pois como já observamos ela foi primordial para
desenvolver o meio social e cultural.
|
Seguir conforme a proposta de ensino dos componentes de Práticas Curriculares
Nacionais, ensinar a literatura da língua portuguesa e sua importância
cultural e linguística para a formação do Brasil. Através de introduções como
“MEMES” comparando a linguagem atual com “Não podia escrever assim”, montando
textos alternativos comparado com a linguagem formal utilizada nos poemas.
Interagir com os poemas e passar os elementos utilizados pelos
escritores para compor um poema, seus requisitos, sua estrutura e seus
versos, analisar e levar o aluno a compreensão histórica baseando-se nos
períodos de cada abordagem, e a importância relacionada a cada período e
marco da poesia bem como sua evolução no decorrer dos séculos.
|
Após a abordagem do tema,
espera-se que o aluno consiga distinguir cada período histórico social e
linguístico onde o poema passou por esta evolução, reproduzir as principais
características de cada momento apresentado e demonstrar entre os alunos da
sala de aula uma roda de conversa ou uma produção sátira opondo-se as regras
da época, como os “MEMES”.
|
Ajudar
os alunos a reconhecer os diversos contextos históricos e literários a partir
de imagens engraçadas, de comparações linguísticas que atualmente não é mais
usado é uma das pretenções desta aula, a intenção é promover a curiosidade em
busca de mais informação sobre determinado tema e apoiar novas buscas e
construções com base neste tema e nos mais variados
|
Meninas, deixem o plano por último. Ele precisa ser mais detalhado, ok?
ResponderExcluirMeninas, façam um plano de aula, não de ensino. Atualizem
ResponderExcluir