Plano de aula

 







                 Seguir conforme a proposta de ensino dos componentes de Práticas Curriculares Nacionais, ensinar a literatura da língua portuguesa e sua importância cultural e linguística para a formação do Brasil. Através de introduções como “MEMES”, comparando a linguagem atual, montando textos alternativos comparado com a linguagem formal utilizada nos poemas.Interagir com os poemas e passar os elementos utilizados pelos escritores para compor um poema, seus requisitos, sua estrutura e seus versos, analisar e levar o aluno a compreensão histórica baseando-se nos períodos de cada abordagem, e a importância relacionada a cada período e marco da poesia bem como sua evolução no decorrer dos séculos.Mostrando e comparando cada "Meme", ensinando as crianças e adolescentes, a importância de se conhecer a literatura portuguesa, de uma maneira onde os alunos possam interagir com a aula, expondo suas opiniões, suas críticas, e evoluções. Avaliando a evolução dos alunos referente a literatura portuguesa.



Plano de aula

Objetivo Geral

Métodos
Resultados esperados
Considerações Finais

Ensinar e mostrar a importância da poesia portuguesa para a formação cultural do Brasil, pois como já observamos ela foi primordial para desenvolver o meio social e cultural.


Seguir conforme a proposta de ensino dos componentes de Práticas Curriculares Nacionais, ensinar a literatura da língua portuguesa e sua importância cultural e linguística para a formação do Brasil. Através de introduções como “MEMES” comparando a linguagem atual com “Não podia escrever assim”, montando textos alternativos comparado com a linguagem formal utilizada nos poemas.

Interagir com os poemas e passar os elementos utilizados pelos escritores para compor um poema, seus requisitos, sua estrutura e seus versos, analisar e levar o aluno a compreensão histórica baseando-se nos períodos de cada abordagem, e a importância relacionada a cada período e marco da poesia bem como sua evolução no decorrer dos séculos.


Após a abordagem do tema, espera-se que o aluno consiga distinguir cada período histórico social e linguístico onde o poema passou por esta evolução, reproduzir as principais características de cada momento apresentado e demonstrar entre os alunos da sala de aula uma roda de conversa ou uma produção sátira opondo-se as regras da época, como os “MEMES”.



Ajudar os alunos a reconhecer os diversos contextos históricos e literários a partir de imagens engraçadas, de comparações linguísticas que atualmente não é mais usado é uma das pretenções desta aula, a intenção é promover a curiosidade em busca de mais informação sobre determinado tema e apoiar novas buscas e construções com base neste tema e nos mais variados





2 comentários: