O Renascimento na Literatura Portuguesa
O renascimento ocorreu por volta dos séculos XV a finais do século XVI. Refere-se a influência e evolução no renascimento em Portugal, o movimento cultural, diferenciou o final da Idade Média e o inicio da Idade Moderna. Que foi marcado por muitas mudanças.
Portugal desenvolveu-se no final do século XV com as navegações para o oriente, obtendo imensos lucros, que fizeram a burguesia comercial crescer. Isso tudo com a influência de outros países como Inglaterra, Alemanha e Itália.
Na literatura também teve uma grande importância. Em 1516 Garcia Resende publicou o Cancioneiro Geral com obras de mais de 200 autores dos tempos de D. Afonso V e D. João II. A obra citada é considerado o marco do fim do português arcaico e início do português moderno (do século XVI até ao presente).
O século inicia-se com a introdução de vários gêneros literários. Sá de Miranda, voltando da Itália em 1526, introduziu as formas da escola italiana: o soneto, a canção, a sextina, as composições em tercetos e em oitavas e os decassílabos.
Também nessa mesma época surgiu os romances de cavalaria e romances de viagens.
Alguns autores portugueses do Renascimento: Sá de Miranda, Garcia de Resende, Luís de Camões, Frei Agostinho da Cruz, Antonio Ferreira, entre outros grandes nomes.
Escrito por: Rosangela Cristina Olivi
Olá, pessoal. Passei por aqui. Sugiro que delimitem o tema, ok.
ResponderExcluirCerto, vamos incluir os autores, essa é a nossa introdução.
Excluir