A linguística estática e a linguística evolutiva
Ao contrário de muitas outras ciências que muitas vezes não sofrem mudanças, a linguística é uma ciência que sofre várias mudanças ao longo do tempo.
O eixo das simultaneidades (AB), concernente às relações entre coisas existentes, de onde toda intervenção do tempo se exclui. O eixo das sucessões (CD), sobre o qual não se pode considerar mais que uma coisa por vez, mas onde estão situadas todas as coisas do primeiro eixo com suas respectivas transformações.
syn- simultaneidade + chronos- tempo
dia- movimento através de + chronos
Exemplos:
"A gente vai ao cinema"
"Nós vamos ao cinema"
"Vossa mercê"
"Você"
Ao linguista, a língua constitui um sistema de valores puros que nada determina fora do estado momentâneo. Em um indivíduo falante, não existe do tempo uma sucessão, esse indivíduo se acha diante de um estado.
A linguística estática e evolutiva, são meios de colocar um estado da língua e da fala antes sem sofrer nenhuma alteração no estudo desta ciência.
Exemplos:
Estática significa: Relativo ao equilíbrio das forças; paralasido; imóvel; firme.
Evolutiva significa: Que se transforma espontaneamente; que produz evolução.
Para Saussure, o objeto-língua pode ser estudado fora da dimensão dos efeitos do tempo. A intervenção de Saussure é, antes de tudo, fundadora de um objeto-língua definido como sistema, e do interesse científico pelas relações entre os termos no interior de cada sistema estaticamente considerado.
(Por: Rosangela Cristina Olivi RA: D0242H-0)
Referência Bibliográfica:
Livro: Curso de Linguística Geral
Ferdinand de Saussure
Nenhum comentário:
Postar um comentário