Metalinguística e linguística: Do diálogo entre Bakhtin e Saussure



Bakhtin quando propôs a Metalinguística, não recusa a linguística de Saussure. Na verdade Bakhtin compartilha da mesma convicção apresentada por Saussure, afirmando que “a linguística e a metalinguística estudam um mesmo fenômeno concreto". Bakhtin se denominava estudioso além de linguista, ao contrário de Sausurre que se denominava um linguista. Fazendo uma distinção entre as duas, a Metalinguística  tem como objetivo estudar a língua, e a Linguística tem como objetivo analisar o discurso em sua totalidade.

Bakhtin acalentava o projeto de criar, nas fronteiras da linguística, da antropologia filosófica e dos estudos literários (ou teoria) uma nova disciplina das ciências humanas com a denominação de metalinguística [...] (BEZERRA, 2010, XV).
Enquanto Bakhtin interessava-se pelo estudo das unidades a comunicação verbal, Saussure interessava-se em estudar a linguística estrutural, separando em duas partes a língua e a fala, considerando um sistema de signos, criando o significado e significante. Na perspectiva de Bakhtin, ter acesso não ao significado, mas ao sentido, isto é, um sentido pleno relacionado com o valor.

Outra diferença é que para Saussure existe um sistema de regras, para Bakhtin a língua vive e evolui historicamente na comunicação verbal concreta. Bakhtin contrapõe a Saussure e ao estruturalismo, por não concordar com a ideia de língua enquanto sistema estável, sincrônico, homogêneo; caracterizado por um estudo linguístico.  A língua é apresentada por Bakhtin não como objeto abstrato, mas sim como atividade social, fundada nas necessidades de comunicação, assim a natureza da língua seria dialógica.

 Conforme Bakhtin, a língua não existe por si mesma,  a língua mantém contato com a comunicação tornando-se realidade. São as condições sociais de cada época que determinam as condições de comunicação verbal.

Tanto Bakhtin como Saussure são grandes nomes da linguística, ainda que suas ideias se contraponha, ambos contribuíram muito para a história da linguística. Saussure como fundador da Linguística e Bakhtin como fundador da Metalinguística, que lançou fundamentos importantes para o avanço dos estudos linguísticos, distintos daqueles construídos por Saussure.

( Por: Rosangela Cristina Olivi RA: D0242H-0)

Referências bibliográficas:
http://periodicos.ufpb.br/index.php/actas/article/view/23451

Nenhum comentário:

Postar um comentário