Ferdinand de Saussure
Um pouco da biografia do pai da linguística
Ferdinand de Saussure nasceu em Genebra, Suíça, em 1857, onde morreu em 1913. Morou e ensinou em Paris, mas terminou sua carreira em Genebra. Foi um grande estudioso do indo-europeu, do sânscrito e da cultura greco-latina. Quando parou com os estudos de física, aos quatorze anos, para estudar linguagem, Saussure deixou a tradição familiar e começou uma nova carreira como um historicista do século XIX, largou a física pelo indo-europeu. Mudou-se para Leipzig, o grande centro de estudos de linguagem no século XIX, terminando o mestrado e o doutorado muito jovem, trabalhos que lhe valeram fama internacional. No mestrado estudara a vogais do indo-europeu e no doutorado o genitivo absoluto do sânscrito (essa foi a base do curso de linguística geral).
Durante o século XIX, havia uma grande mudança no aspecto sobre como era abordada a vida humana em função do homem. A ciência foi a grande responsável por essa mudança, pois neste momento a sociedade saiu da completa ignorância e passa a ser cada vez mais questionadora dos fenômenos físicos, químicos e naturais.
Assim como os estudiosos da língua no séc. XIX, Saussure também estudaria o sânscrito, do qual foi professor por toda vida. Entre os humanistas do século XIX, o conhecimento do indo-europeu e do sânscrito sempre esteve completamente ligado. Foi justamente por causa da “descoberta do sânscrito”, em 1789 por Willian Jones, que Franz Bopp que ele formularia a hipótese do indo-europeu em 1816.
Em suas aulas Saussure passou a discutir as ciências da linguagem até então como fonte de estudo, em seguida passou a definições de um objeto de estudo para a Linguística, porque assim acreditava estar definindo a própria Linguística: como afirmou: não pode existir ciência sem objeto de estudo. Quanto aos conceitos língua, linguagem, fala, signo, etc., demonstrou que os encontrara prontos nos estudiosos que o antecederam porém ele estabeleceu com precisão o que era a Linguística, e qual deveria ser o papel dela na sociedade e a quais outras ciências ela estaria ligada.
O Mémoire, é o nome do seu mestrado, e termina com a sequência de estudos sobre as vogais do indo-europeu, Saussure foi o último indo europeísta importante da sua época. Como esse trabalho, juntou todas as hipóteses até então formuladas sobre o assunto vogais do indo-europeu e sintetizou uma hipótese sua, a qual parece ter resolvido finalmente a questão buscada entre outros estudiosos.
No doutorado, Saussure estudou o genitivo absoluto em sânscrito, com a mesma metodologia de pesquisa peculiar a seu trabalho: levantamento de todas as teses e hipóteses já formuladas e, após realizou uma síntese perfeita e final sobre o assunto, porém ele não publicou os resultados do seu estudo mestrado como também no doutorado, assim, não se pode saber com exatidão suas fontes para as aulas, somente algumas: Whitney, Humboldt, Bopp, Brugmann, etc, onde seus alunos com as referências das anotações de aulas de Saussure escreveram o Curso de Linguística Geral onde Saussure foi professor primeiramente em paris depois na faculdade de Letras em Genebra.
Referências bibliográficas:
Nenhum comentário:
Postar um comentário